segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Bacalhau à la cuisine de Louise.

Oi pessoal, tudo bem?
Hoje trago pra vocês uma receita de um prato que eu fiz no natal de 2012.
Me acordaram dia 24 e falaram que eu tinha que fazer um prato de bacalhau pra ceia, SUPER em cima da hora. Eu tinha o bacalhau desfiado e dessalgado, o que já era meio caminho andado, mas eu não tinha receita NENHUMA. Dai vocês devem pensar que é só catar qualquer uma e deu, só que não foi bem assim, eu revirei a internet toda e os meus livros de receita e enfim eu criai uma receita em base a muitas receitas que eu vi e no final todo mundo adorou :)
Então lá vai a receita!

Ingredientes1 - 1 kg de bacalhau em lascas e dessalgado. (Em muitas peixarias e super mercados, o bacalhau pode ser encontrado já dessalgado)
2 - 1 cebola branca grande cortada em rodelas.
3 - 1 pimentão vermelho cortado em rodelas ou meia lua.
4 - 1 pimentão amarelo cortado em rodelas ou meia lua.
5 - 2 dentes de alhos grandes. (Ou 3 pequenos)
6 - Azeitona preta a gosto.
7 - 700 gr de purê de batata
8 - 1 copo de requeijão cremoso.
9 - Batata palha a gosto.
10 - Sal e pimenta a gosto.
11 - Azeite de oliva a gosto.
12 - Catupiry a gosto.

Modo de fazer
1 - Em uma panela grande (muito grande), refogue a cebola no azeite de oliva até dourar a cebola.
2 - Após dourar a cebola, adicione o alho e os pimentões, deixe dois minutos refogando.
3 - Adicione o bacalhau e deixe cozinhar, mexendo sempre para que não queime.
4 - Enquanto isso em outra panela pequena, coloque água até a metade e adicione as azeitonas, deixe-as cozinhar em torno de 10 a 15 minutos para que o sal saia delas. Depois de cozidas, escorra-as e passe água fria por elas.
5 - Adicione as azeitonas ao bacalhau.
6 - Coloque o sal e a pimenta a gosto, cuidado pois o bacalhau já é bem salgado.
7 - Quando o bacalhau estiver cozido, desligue o fogão.
8 - Pré-aqueça o forno a potência de 180º graus.
9 - Em uma panela faça o purê de batatas e adicione o copo de requeijão e misture.
10 - Em um pirex próprio para ir ao forno, faça camadas de purê e bacalhau, sendo a primeira e a última camada serem de purê.
11 - Decore com catupiry e batata palha.
12 - Coloque no forno para gratinar, após gratinar, está pronto para servir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário