segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Muffins de banana, ou...?

Oi pessoal, tudo bem?
Como está sendo esse início de semana pra vocês? O meu está sendo bem corrido, apesar de AINDA ser segunda-feira. Primeiro porque essa semana tem a semana de exames do colégio, sim, eu peguei exame, mas faz parte né? Ainda mais que é último ano do colégio e blábláblá. Também tem o fato de que semana que vem é minha formatura! AEAEAE! E eu to bem nervosa, porque vou ter que fazer uma homenagem lá e tal, falar em público é meio...TENSO, mas vamos lá, me desejem sorte!
Enfim, ontem minha irmã tava aqui com os amiguinhos (muitas crianças pela casa) e eu fui fazer um lanche pra eles!
Peguei uma receita de muffin de banana e modifiquei um pouco, enfim. Depois de fazer tooooda a massa fui procurar no armário e "ONDE ESTÃO AS FORMINHAS?", sim, tinham acabado, fiquei chateada, mas eu peguei uma forma normal e virou um bolo. Ficou bom igual e espero que vocês gostem e façam!

Ingredientes

Massa:
1 - 3 bananas nanicas maduras. (Eu uso a banana nanica porque acho ela mais "macia" pra esse tipo de receita)
2 - 1/2 xícara de óleo vegetal.
3 - 2 xícaras bem cheias de farinha de trigo.
4 - 1/2 xícara de açúcar.
5 - 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio.
6 - 1 colher de sopa de fermento em pó.
7 - 1 colher de sopa de canela.
8 - Chocolate cortado em cubinhos a gosto. (opcional)
9 - 2 ovos.

Cobertura (opcional)
1 - Doce de leite a gosto.
2 - 1 caixinha de creme de leite (para cada pote de doce de leite de 300gr)

Modo de fazer

1 - Unte a forma (normal, quadrada ou redonda) com margarina e farinha. Pode ser usada a forma para cupcakes com forminhas próprias para forno.
2 - Na batedeira (se não tiver batedeira você pode fazer a massa à mão) coloque a farinha, o açúcar, o bicarbonato de sódio, a canela e misture com uma colher delicadamente.
3 - Acrescente o óleo e ligue a batedeira (em velocidade baixa, para que a farinha não saia voando da batedeira).
4 - Vá acrescentando os ovos um a um.
5 - Corte as bananas e o chocolate em pequenos cubinhos e adicione à massa e bata mais um pouco na batedeira.
6 - Coloque uma colher de sopa de água em uma xícara limpa e adicione o fermento na água. Ele vai borbulhar. (Hidratar o fermento dessa maneira ajuda o bolo a crescer, minha mãe me ensinou isso há vários anos).
7 - Adicione o fermento à massa e mexa delicadamente com uma colher. (desligue a batedeira).
8 - Coloque na forma e deixe cerca de 20 à 25 minutos (ele não fica douradinho).
9 - Para verificar se o bolo está assado, enfie uma faca ou um garfo no bolo, se o talher sair limpinho (sem massa) o bolo está pronto!
10 - Coloque o creme de leite e o doce de leite em um refratário e mexa até atingir uma mistura homogênea.
11 - Deixe o bolo esfriar um pouco e cubra com a cobertura.
12 - Está pronto para servir.

Obs:
1 -Você pode trocar a banana por maçã.
2 - Pode acrescentar nozes, avelãs, castanhas, etc.

Ps: Gente me desculpem por não ter foto ): tinha perdido o carregador da câmera, mas na próxima receita vai ter!

Espero que gostem da receita, ela parece chatinha de fazer, mas na verdade é bem simples! Amanhã volto com mais!
Beijos, Lou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário